IPTU São Paulo: Confira os valores e como pagar

O IPTU São Paulo 2024 cobrado todos os anos e com vencimento geralmente em março, o tributo é cobrado em cima de proprietários de qualquer imóvel que ocupe o espaço urbano, e o valor é cobrado em cima do valor do imóvel. Tendo dito isso e mais um pouco, confere este post até o final para ficar por dentro de todas as informações referentes ao IPTU São Paulo 2024.

Tendo em vista que o pagamento deste imposto é de super importância para o governo continuar investindo em saneamento, dentre outros atributos, como a coleta do IPTU São Paulo serve para melhorar as condições da cidade coletora, como hospitais, ruas, estranhas, educação, etc., portanto, continue conferindo este post para mais informações.

IPTU São Paulo 2024

O IPTU São Paulo 2024 vem se aproximando e com isso milhares de brasileiros estão se preparando para efetuar a quitação dos tributos anuais e necessários; entre o imposto de renda, IPVA e material escolar, que não chega a ser um imposto, porém faz parte do orçamento das famílias brasileiras, o imposto também faz integra a lista e inclusive já começou a ser cobrado.

Com o intuito de sanar todas as dúvidas do contribuinte de São Paulo acerca do IPTU, imposto cujo a Prefeitura espera arrecadar cerca de 110 milhões de reais dos mais de 200 mil contribuintes.

Valor do IPTU São Paulo 2024

O valor do IPTU São Paulo sofrerá um reajuste de 6,41%, com uma estimativa sólida de 260 mil pagantes; um valor 25% maior do que o ano anterior. Para quem realizar o pagamento da cota única até o final de janeiro, o contribuinte receberá um desconto de 10%; para quem vai pagar até o final de fevereiro, o desconto será de 5%, o valor é calculado em cima do preço de venda à vista de seu imóvel.

Como emitir 2ª via do IPTU São Paulo 2024

Caso o contribuinte não tenha recebido o seu carnê em sua residência, ele deverá emitir 2 Via do IPTU São Paulo 2024 no site da Prefeitura, seguindo os passos abaixo:

  • Acesse o site https://www.capital.sp.gov.br/;
  • Digite a inscrição do imóvel;
  • Informe os caracteres de verificação;
  • Clique em “Consultar Dados”.

Feito isso o site retornará com várias informações relevantes a quitação do tributo. O contribuinte deverá realizar a emissão da segunda via do tributo, imprimindo o IPTU São Paulo 2024.

Pagamento IPTU São Paulo 2024

Para realizar o pagamento do IPTU São Paulo 2024, o cidadão deverá se dirigir a qualquer casa lotérica ou agência bancária para realizar a quitação da dívida. Como visto acima, é possível conseguir descontos sobre o valor total a ser pago.

Se o cidadão realizar o pagamento em cota única antes do dia 31 de janeiro, desfrutará de um desconto de 10%. Há também a possibilidade de parcelar a dívida em várias cotas, no entanto, juros mensais fazem com que o IPTU São Paulo saia mais caro.

Essas foram algumas das principais informações mais do que relevantes a respeito do IPTU São Paulo 2024. Sendo assim, caso tenha restado alguma dúvida a respeito do que aqui foi passado, basta apenas comentar neste post, mais precisamente nos espaços disponibilizados logo abaixo deste artigo.

Read More

Boletos de IPVA não serão mais enviados para a casa dos contribuintes

IPVA 2024 SP – Efetuar pagamento do IPVA em dia é muito importante para evitar problemas futuros. Hoje a maioria dos estados permite que o pagamento ocorra em cota única ou parcelado em até três vezes.

Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, IPVA São Paulo, vai ser cobrado todos os anos e existem prazos determinados para que o pagamento dele possa ocorrer. Saiba como o Detran desse estado está se organizando e veja onde obter maiores informações a respeito, pela internet tem muitos conteúdos para serem acessados.

O Departamento Estadual de Trânsito tem trazido muitos recursos para serem consultados no site, vários deles estão relacionados com esse imposto. Confira aqui maiores informações a respeito do Detran SP.

Se você tem algum veículo registrado no estado de São Paulo, indicamos que você entre no site para poder conferir informações a respeito dos prazos de pagamento, formas de pagamento e emissão do documento do IPVA SP.

IPVA 2024 SP

O IPVA São Paulo tem valores que são baseados no tipo de veículo que cada contribuinte possui. São as características do veículo que são usadas para que o valor desse imposto possa ser estabelecido. Atenção quanto aos prazos, evite perder descontos por bobeira.

Hoje temos tantas informações disponíveis no www.detran.sp.gov.br que não será difícil se informar sobre quais são os detalhes sobre o IPVA 2024 SP. Existem outros recursos disponíveis no site desse órgão público e seria interessante que os contribuintes tivessem conhecimento disso.

Quando usamos a internet ganhamos tempo e agilidade para resolvermos as pendências do dia a dia. Muito importante saber o que pode ser consultado pela internet, mesmo assim os atendimentos presenciais continuam funcionando normalmente, só que é uma opção mais demorada.

Como fazer consulta?

Conforme mencionado anteriormente, é possível consultar IPVA SP pela internet. Esse recurso não gera custos e pode ser usado sempre que for necessário. Outro ponto interessante é que não existem horários para emitir o boleto de pagamento pela internet, o que já ocorre quando se treta de atendimento online.

Sempre tem algumas pessoas que possuem dúvidas a respeito de como utilizar os recursos online trazidos pelos órgãos públicos, principalmente porque essa novidade está chegando aos poucos e agora que as pessoas estão se adaptando as tecnologias. Para quem tem dúvidas, deixamos a seguir algumas orientações sobre como proceder a consulta IPVA 2024 SP:

  • Acesse www.detran.sp.gov.br;
  • Localize a seção “Veículos”;
  • Informe o número da placa do veículo e o número do Renavam;
  • Após fazer o preenchimento clique no botão Consultar.

A primeira opção disponível é para consulta do veículo, nessa opção que você encontra informações sobre o IPVA SP. Somente com o preenchimento correto das informações pedidas é que o sistema vai conseguir retornar as informações para você. Não deixe de preencher as informações verídicas e obtenha o boleto de pagamento IPVA São Paulo.

Como consultar tabela?

O calendário de pagamento IPVA São Paulo mostra quais os prazos para quitação do imposto. Essas datas são estabelecidas de acordo com o último dígito da placa do veículo.

Na tabela IPVA 2024 SP você vai consultar os prazos de vencimento da cota única e também das três parcelas, caso você opte por pagar parcelado e não a vista. Os prazos são importantíssimos e evitam problemas futuros, portanto, é necessário consultar esse calendário.

O site para consultar calendário IPVA SP é o mesmo da consulta IPVA. Um pouco abaixo na página, localize o botão “Consultar Tabela IPVA”, logo após é só clicar e ver a data que se enquadra a seu veículo. Como essa tabela passa por alterações todos os anos, é importante consultar ela atualizada, ou seja, para o exercício vigente.

Como fazer o pagamento?

Quem está em dúvidas sobre como fazer o pagamento IPVA São Paulo tem que procurar informações que estão presentes no site ou nos atendimentos presenciais. Já antecipamos que existem duas maneiras de efetuar o pagamento desse imposto, descrevemos abaixo quais são elas:

  • Pagamento pode ser feito em cota única, a vista;
  • Pagamento pode ser feito de forma parcelada, em três vezes, com valor igual para cada parcela.
  • Analise essas opções e não e esqueça de escolher qual delas realmente atende ao que você precisa na hora realizar o pagamento IPVA 2024 SP. Fique de olho nos prazos, consulte o calendário no site, conforme instruído anteriormente.

Como mostramos acima, é muito fácil realizar a consulta do IPVA SP para posteriormente realizar o pagamento e evitar problemas futuros junto ao Detran SP. Caso o contribuinte possua dúvidas, deixe um comentário abaixo. Boa sorte!

Read More

Como Fazer inscrição no Sistema de Seleção Unificada

O SiSU é mais uma ferramenta que foi elaborada pelo governo no intuito de oferecer mais uma oportunidade para todos os jovens de baixa renda para entrar em uma faculdade estadual, federal ou até mesmo em centros de formação técnica no Brasil.

Neste artigo vamos explicar para você como fazer inscrição SiSU 2024. Primeiro, você deve saber exatamente as datas para a inscrição para o SiSU. As inscrições estão abertas no momento, e vão até o domingo do dia 19 do próximo mês. A inscrição deve ser efetuada somente pela internet.

Serão oferecidas no total mais de 6 mil vagas em 19 universidades federais, 23 institutos federais, também serão oferecidas vagas em 2 centros federais de educação tecnológica e também em 4 universidades estaduais.

Você deve estar ciente que a concorrência para o SiSU é enorme. Na última triagem foram mais de 1 milhão de inscritos para pouco mais de 83 mil vagas. Agora vem a grande notícia: Para participar do SiSU 2024, você obrigatoriamente precisa ter realizado a prova do ENEM 2010 e ter tirado alguma nota na redação.

Serão no total duas chamadas. A primeira acontece no dia 22 de junho e a última no dia 2 de julho. Quem for selecionada para a primeira chamada tem até o dia 29 para efetivar a matrícula.

Fique atento ao Cronograma Sisu 2024 para não perder as datas de inscrição e matrícula do programa.

Se você for chamado na segunda chamada, você pode fazer a inscrição até o dia 6. Fique desde já com seus documentos todos preparados para não ser pego de surpresa. Para fazer a inscrição, você vai precisar acessar o site do SiSU. O link está logo abaixo. http://www.sisu.mec.gov.br/

Se você gostou do post, compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Read More

Pagamento de benefícios sociais pela Caixa Econômica Federal

O pagamento do PIS 2024 para o período de 2020/2021 são feitos pela Caixa Econômica Federal, de acordo com o Calendário PIS 2024 estabelecido pelo CODEFAT, respeitando o mês de aniversário do trabalhador.

O recebimento pode ser feito pelo trabalhador através de crédito em conta corrente ou conta poupança, desde que o trabalhador a mantenha na Caixa Econômica Federal. A Caixa exige que seja uma conta com movimento e que tenha pelo menos um saldo de R$ 1,00.

Para quem não possui conta corrente ou conta poupança na Caixa, o recebimento pode ser feito através dos caixas eletrônicos da Caixa, nas Casas Lotéricas e nos Correspondentes Caixa Aqui, utilizando o Cartão do Cidadão.

Caso o trabalhador não possua o Cartão do Cidadão, deverá comparecer a uma agência da Caixa Econômica, portando o número do PIS 2024 e um documento de identificação (Carteira de Trabalho ou Carteira de Identidade).

Não possuindo o Cartão do Cidadão, o trabalhador pode fazer a solicitação na própria agência da Caixa, criando sua senha para facilitar o recebimento do abono salarial, do seguro desemprego e do FGTS, quando necessitar.

O PIS atualmente faz parte do Fundo PIS/PASEP, sendo resultante da unificação dos fundos constituídos com recursos do programa de integração social e do programa de Formação do patrimônio do servidor público.

A unificação foi estabelecida pela Lei Complementar n° 26, de 11 de setembro de 1975, com vigência a partir de julho de 1976, sendo regulamentada por decretos posteriores.

Até 1988, o fundo PIS/PASEP contava com contas individuais, onde o trabalhador recebia as cotas referentes ao ano anterior, calculadas de acordo com o tempo trabalhado, recebendo valores referentes aos rendimentos dessas cotas.

A partir da Constituição de 1988, a destinação dos recursos provenientes das contribuições para o benefício PIS e para o PASEP passaram a ser alocados para o fundo de amparo ao trabalhador (FAT), custeando o programa do seguro desemprego, do abono salarial e do financiamento de programas de desenvolvimento do BNDES.

Desde essa época, quem mantinha quotas, continua recebendo os rendimentos, mas quem começou a trabalhar a partir de 1988 só tem direito ao abono, desde que cumpra os requisitos.

Para o trabalhador, é importante receber o pagamento do abono salarial, já que se trata de um direito assegurado pela constituição. Não deixe passar o prazo. Se possuir alguma dúvida em relação a tabela do PIS 2024, deixe um comentário logo abaixo que responderemos assim que possível. Boa sorte!

Read More

Saiba mais sobre o Imposto de Renda

Antes de qualquer informação, é de suma importância que você esteja ciente do que se trata este imposto.

O Imposto de Renda 2023 é a declaração de rendimentos anuais dos cidadãos brasileiros. Mas, nem todos os brasileiros devem declarar. O requisito é ter um rendimento tributável igual ou superior do estabelecido pela Receita Federal.

Abaixo, confira os casos que deveram realizar a declaração imposto de renda 2023:

* Pessoas naturalizadas brasileiras e que tiveram rendimento tributável acima de R$ 28.559,70 no ano anterior ou ou R$ 1.903,98 ao mês;

* Cidadãos com rendas tributáveis ou não tributáveis direto da fonte superior ao valor de 40.000,00;

* Cidadãos com renda anual acima de R$ 142.798,50;

* Cidadãos que aderiram posse de bens cujo o valor atingiu ou ultrapassou R$ 300.000,00;

* Cidadãos que tiveram ganho de capital sobre alienação de bens e direitos;

* Cidadãos que tiveram investimentos na bolsa de valores, mercados futuros ou atividades relacionadas;

* Cidadãos da área rural que queiram realizar compensação de prejuízos e perdas nos anos passados

* Pessoas que se naturalizaram brasileiros e se encontram no país desde o ano passado.

Como é feito o cálculo do Imposto de Renda?

O cálculo do Imposto de Renda 2023 leva em consideração todos os rendimentos anuais do trabalhador, isso já levando em consideração o desconto do INSS.

Para que você entenda como funciona, antes, deverá ter acesso à duas tabelas. Veja abaixo ambas:

Tabela de Alíquotas rendimentos Mensais

Base de cálculo (R$) Alíquota (%) Parcela a deduzir do IRPF (R$) Até 1.903,98 – – De 1.903,99 até 2.826,65 7,5 142,80 De 2.826,66 até 3.751,05 15 354,80 De 3.751,06 até 4.664,68 22,5 636,13 Acima de 4.664,68 27,5 869,36 Tabela de Alíquotas anuais

Base de cálculo (R$) Alíquota (%) Parcela a deduzir do IRPF (R$) Até 22.847,76 – – De 22.847,77 até 33.919,80 7,5 1.713,58 De 33.919,81 até 45.012,60 15 4.257,57 De 45.012,61 até 55.976,16 22,5 7.633,51 Acima de 55.976,16 27,5 10.432,32

Como é feito o cálculo do Imposto de Renda?

Agora que você tem acesso às tabelas, chegou o momento de saber como é feito o cálculo do Imposto de Renda 2023.

A seguir, confira o passo a passo super simples de ser feito:

* Passo 1: Verifique na tabela o valor a alíquota de contribuição que se encaixa no seu rendimento mensal ou anual;
* Passo 2: Com as alíquotas, multiplique a mesma pelo valor do salário bruto, desconte o resultado do salário bruto, e, assim, será apresentado o valor do salário líquido;
* Passo 3: Com o salário líquido, consulte na tabela a alíquota do IRRF na tabela da receita, e multiplique a mesma pelo valor do desconto;
* Passo 4: Por fim, subtrais-se a “parcela a deduzir” do resultado do IRRF e terá em mãos a parcela devida ao IRRF do mês.

Simulador Imposto de Renda

A Receita federal disponibiliza uma ferramenta bastante útil em seu site oficial, na qual é possível simular o cálculo do Imposto de Renda 2023.

Essa ferramenta é bastante simples de ser utilizada. Abaixo, confira o passo a passo:

* Acesse o site;

* Clicando no link acima, você será automaticamente redirecionado à página da simulação;

* Nesta página, preencha o formulário com todos os dados solicitados;

* Ao finalizar, você terá as informações necessárias.

Ao concluir, você ainda pode imprimir os dados clicando na opção “Preparar página para impressão”.

Read More

Reajuste no salário mínimo depende da situação econômica do país

O decreto aprovando o novo valor é assinado no fim do ano, mas para que a quantia seja definida de forma positiva o cenário da economia também deve ser favorável.

O salário mínimo federal atinge vários setores do país, não apenas a quantia base a ser recebida por oito horas de trabalho diário. Mas, programas de benefícios como PIS, PASEP e Seguro Desemprego. Por isso, o seu crescimento reflete de maneira direta nos trabalhadores. No entanto, o valor pode diferir para mais ou para menos de acordo com Salário Mínimo Regional 2022, que depende da decisão dos governantes locais.

Para que em 2022 o saldo seja superior a 1 mil reais é necessário que os trâmites econômicos também cresçam.

O cálculo que define a quantia a ser paga, soma a variação do PIB do ano retrasado, nesse caso de 2022, e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior. E aplica o resultado sobre o atual valor do salário mínimo. Dando início ao seu novo peso a partir do dia 1° de janeiro.

Como é necessário aguardar até o fim de 2019 para que o resultado sobre o INPC seja calculado, o decreto é assinado levando em consideração estudos e pesquisas. Por isso, pode ter valor maior ou menor do que o esperado, porquê não utilizou o resultado exato do índice.

O governo tem criado medidas para movimentar a economia do país. Liberando o saque parcial do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), de contas ativas e inativas, e das cotas do PIS-PASEP. A ideia é que essas medidas gerem investimentos, compras e vendas no mercado.

Independente do modo como o brasileiro vai utilizar seu dinheiro, sendo dentro do país esses resultados vão atingir de forma positiva. Inclusive, dando a possibilidade de um bom acréscimo no valor do salário para 2022.

Read More

Educação EAD em tempos de pandemia é a melhor opção para melhorar currículo 

Está querendo dar aquela turbinada em seu currículo, para melhorar suas oportunidades de emprego?! Saiba que a educação EAD em tempos de pandemia é a melhor opção para melhorar currículo.

Imagina fazer aquele curso dos sonhos em sair do conforto da sua casa?! Uma maravilha, ter a mesma qualidade de aprendizado em casa em tempos de COVID-19. Estamos em uma fase delicada, com o vírus a solta matando milhares de pessoas pelo mundo inteiro, os cursos em EaD nunca esteve tão em alta.

Sim, é possível ter qualidade de aprendizado da mesma forma que seria presencialmente na instituição de ensino. Para ter sucesso nos estudos, você só precisa ser regrado e se dedicar dando o máximo de si. A maior vantagem de estudar online, é não ficar exposto ao vírus letal que ainda está a solta no país.

Tanto presencialmente como online, estudar é um desafio. O aluno precisa estar comprometido com o que aprende, dedicando tempo extra para estudar.

Como ter acesso a cursos EaD

Não importa em qual região do país você mora, se tiver acesso a internet poderá fazer o curso dos sonhos. Então basta acessar o site da instituição pretendida, clicar na opção do curso que pretende e se inscrever.

Está com pouca condição financeira para bancar o curso dos sonhos? Não se preocupe, existe a opção de bolsas de estudo de até 70% pelo Educa Mais EAD 2022.

Viu?! Você não tem motivos para dizer que não dar para estudar, com bolsas de até 70% de desconto, o curso que você tanto sonha está na palma das suas mãos.

No site oficial do Educa Mais Brasil, é possível pesquisar qual instituição possui o curso que pretende e o valor do curso. Além de saber do valor da bolsa de estudo oferecida, caso esteja tudo bem faça sua inscrição e garanta sua vaga.

Desafios de estudar online

Pode parecer muito fácil estudar no conforto da sua casa, apenas com alguns cliques ter acesso as aulas online. Porém, estudar na plataforma EaD é tão desafiador como presencial.

É claro que você tem a vantagem do tempo, disposição e conforto. Mas se engana, se você pensa que isso torna tudo mais fácil. Porque para aprender os assuntos abordados, o estudo exige de você tempo e dedicação.

  • Além do horário das aulas, separe um tempo extra para estudar;
  • Não se prenda ao material disponibilizado pela instituição, faça pesquisas por fora;
  • Mescle sua forma de aprendizado, utilizando estratégias como: Mapa mental, esquemas, áudios e livros.

Se dedicando aos estudos, você vai longe no aprendizado e se tornará um profissional de sucesso como sempre desejou.

Gostou deste conteúdo? Leia a seguir como conseguir um financiamento estudantil.

Read More

Financiar a Faculdade Compensa? Prós e Contras

No Brasil, o nível superior pode custar muito caro no bolso dos estudantes, e por isso, esse sonho é adiado. Em contrapartida, existem algumas possibilidades que irão ajudar você a começar o curso dos seus sonhos, por exemplo, o Caixa Fies 2022. Mas afinal, ser que este recurso compensa? Veja a seguir os prós e contras de financiar a faculdade.

O que é o Financiamento Estudantil?

Quando o estudante de baixa renda deseja ingressar no ensino superior, mas não pode arcar com as mensalidades, ele pode optar pelo financiamento estudantil.

Este tipo de financiamento tem uma taxa de juros inferior à de empréstimos e pode ser utilizada em algumas situações. Cada programa deve dispor de regras de financiamento diferente.

No financiamento estudantil, o beneficiado só começar a pagar o valor requerido após a conclusão do curso ou do tempo determinado por contrato.

Como Financiar?

Como mencionado, existem alguns programas que podem ajudar a começar o seu curso de nível médio. Uma delas é o Fies 2022, que oferece diversas possibilidades de financiamento estudantil com as taxas de juros mais baixas do mercado.

O programa dispõe de alguns critérios e antes de realizar a suas inscrições fies, você deve conferir se está de acordo com as exigências de contrato. Muitos estudantes já conquistaram seu diploma de graduação através do Fies e para ser o próximo, se inscreva!

Além do fies, você ainda pode se inscrever em programas como o PraValer, que oferece crédito estudantil. A inscrição é simples e pode ser acessada a qualquer momento através da plataforma digital do PraValer.

Prós e Contras

Mas será que contratar um financiamento para pagar a sua faculdade vale mesmo a pena? Antes de decidir, confira abaixo alguns prós e contras de um financiamento estudantil:

Prós

  • Taxas de juros – Diferente da maioria dos empréstimos e financiamento, a categoria de financiamento estudantil dispõe das baixas taxas de juros. Por isso, para quem almeja concluir o seu curso em breve, pode ser uma boa opção.
  • Ensino de qualidade – A maioria dos programas de financiamento só possuem convênio com instituições de qualidade, devidamente avaliada pelo Ministério da Educação (MEC).
  • Pagamento a longo prazo – Com o financiamento, você poderá se planejar para pagar o valor requerido e terá um longo prazo para começar a cumprir o pagamento.

Contra

  • Risco – Para alguns especialistas, fazer uma dívida a longo prazo pode ser um risco imprevisível e acabar se tornando um prejuízo para o estudante.
  • Custo do curso – O valor mensal do curso varia de acordo com a área e por isso, não existe uma média de financiamento. Isto depende de cada caso.
Read More

Como conseguir um financiamento estudantil?

A chance de iniciar a sua graduação pode estar bem perto, com o FIES 2022, o plano de financiamento oferecido pelo governo federal, é possível fazer o curso agora e pagar só depois da conclusão. Com esse tempo você consegue juntar dinheiro para quitar a faculdade. Veja como funciona o FIES 2022!

Como funciona o FIES 2022?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores de universidades particulares.

Em 2010, o FIES passou a funcionar em um novo formato: a taxa de juros do financiamento passou a ser de 3,4% a.a., o período de carência passou para 18 meses e o período de amortização para 3 (três) vezes o período de duração regular do curso + 12 meses.

E o que isso quer dizer? Você paga juros menores do que pagaria com outros financiamentos, tem 1 ano e meio para começar a pagar pelo curso, e tem o seu saldo devedor parcelado em até 3 vezes o período financiado da duração regular do curso.

Mudança para Fies 2022

Em 2019, foram realizadas algumas modificações nos critérios de seleção dos aprovados para o financiamento. Estas alterações também valerão para o Fies 2020. Agora, existem 3 grupos que determinam os perfis dos candidatos e possibilita até mesmo juros zero.

Fies 1 (mantém o atual modelo) – 100 mil vagas

  • Para estudantes com renda familiar de até 3 salários mínimos per capita;
  • Taxa de juros real igual a zero.

Fies 2 (nova modalidade) – 150 mil vagas

  • Para estudantes com renda familiar de até 5 salários mínimos per capita;
  • Vagas destinadas às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com recursos de Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento.

Fies 3 (nova modalidade) – 60 mil vagas

  • Para estudantes com renda familiar de até 5 salários mínimos per capita;
  • Vagas para estudantes de todo o país.

Quem pode se inscrever no Fies 2022?

De acordo com estes grupos selecionados por modalidades, já dá para ter uma ideia dos requisitos básicos para realizar a inscrição Fies 2022. Ainda assim, outras exigências precisam ser consideradas, como:

  • Candidato que participou do ENEM, a partir da edição de 2010 e tenha obtido média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a 0 na redação;
  • Possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 salários mínimos.

Inscrições Fies 2022

Buscando informações de como se inscrever no FIES? É necessário acessar o portal do programa e seguir algumas etapas. Todos os anos são divulgadas as datas para que os candidatos se inscrevem, normalmente entre fevereiro e março.

A data limite já foi encerrada, mas um edital para o segundo semestre pode ser divulgado com novos prazos.

Resultados Fies 2022

Os resultados fies 2022 ficam disponíveis no site do Fies Seleção a partir da primeira semana de março. Com o login e senha o candidato consegue verificar a sua classificação na lista de classificação e pré-seleção.  Siga o passo a passo que é bem simples:

  • 1° passo: Acessar o site do Fies Seleção;
  • 2° passo: Clicar em ‘Ver meu boletim de acompanhamento’;
  • 3° passo: Informar seu CPF e senha.

Lista de Espera Fies 2020

Os candidatos classificados de acordo com o número de vagas do grupo de preferência serão pré-selecionados na chamada única. Os demais, não pré-selecionados, serão automaticamente incluídos em lista de espera Fies 2022.

Para acessar esta lista basta seguir o mesmo passo a passo da consulta da lista de selecionados. Acessando o site do Fies Seleção e clicando em ‘Ver meu boletim de acompanhamento’.

Read More

Conquiste o sonho de ingressar no ensino superior público

Fazer a inscrição do SISU 2022 é uma necessidade para muitos brasileiros e brasileiras, especialmente para aqueles que sonham com o acesso ao ensino superior público.

A questão é que muitos não sabem como dar andamento a esse processo, que é cheio de etapas e pede muito da atenção de todos os envolvidos. Nesses casos vale a pena se informar antes de começar.

Assim sendo, a seguir nós vamos te falar mais sobre a inscrição SISU e tudo que você precisa saber a respeito, para fazer todos os passos do jeito que eles têm que ser de fato feitos. Vem conferir!

Inscrição do SISU 2022

Para fazer a sua Sisu inscrição o primeiro passo a se dar é saber se você tem todos os requisitos ou não. Sim, existem exigências que você precisa cumprir para fazer parte dessa seleção, e uma vez que você não as cumpre não terá o direito a participar dessa concorrência.

Na verdade, para sermos justos existe uma só cobrança para quem deseja fazer a inscrição do SISU 2022, e ela é que a pessoa tenha feito o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) do ano anterior.

É este exame que te dá o direito a participar do Sistema de Seleção Unificada, aproveitando as vagas em instituições públicas de educação superior, que estão espalhadas por todo o país!

Como se inscrever no SISU 2022

Se inscrever SISU na verdade é mais fácil do que você pode imaginar. Embora muita gente se complique na tarefa não é necessário tanto pânico, porque de fato o processo todo é bem simples e acessível.

Todo o procedimento possui uma etapa única de inscrição, o que já torna as coisas bastante mais práticas para os concorrentes, não há nenhuma dúvida sobre isso! Para começar, o aluno terá que fazer essa lista de tarefas que apontaremos abaixo:

  • Passo 01. Primeiro ele precisa entrar nesse site sisu.mec.gov.br/;
  • Passo 02. Uma vez que tiver feito isso ele deve entrar na área de inscrições (que estará em destaque) e deve colocar o seu número de inscrição do ENEM;
  • Passo 03. Ele também deve colocar a senha que usou no ENEM do ano anterior. Se o aluno não lembra como fazer isso é necessário que ele recupere o número e a senha na página do ENEM;
  • Passo 04. Depois que tiver feito isso tudo o aluno poderá de fato efetuar a inscrição. Na etapa anterior ele ainda estava entrando no sistema, mas agora é para valer!
  • Passo 05. Após entrar no sistema, é necessário que o estudante escolha os cursos que tem interesse, definindo claramente a ordem de preferência. Ele pode decidir se vai concorrer por ampla concorrência ou se vai tentar entrar pelo sistema de cotas.

É claro que ao longo do prazo para se inscrever, o aluno poderá mudar as suas inscrições. Mas, uma vez que elas se encerrarem, vale a última modificação feita.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas redes sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

No decorrer período das inscrições SISU 2020 os alunos ficam cientes de que estão mais bem colocados para entrar naquele curso específico, e é por isso que muitos optam por ir trocando o curso, a instituição ou o turno ao longo do caminho.

Resultado do SISU 2020

Consultar o resultado do SISU é obviamente uma necessidade para aqueles que esperam ser aprovados. Ninguém faz uma inscrição e não quer saber depois se conseguiu o intento que tinha ou não!

A boa notícia é que existem várias formas de você verificar o resultado SISU, uma vez que passar o período de inscrições. Entre as possibilidades podemos citar…

  • A consulta do boletim do candidato, na página do SISU;
  • A consulta nas instituições que participam do SISU 2022.

A consulta na Central de Atendimento do Ministério da Educação, a partir do telefone 0800-616161, válido para todo o território nacional;

Nota de Corte do SISU 2022

Um dos fatores que mais preocupam aqueles que fazem a inscrição do SISU 2022 é a famosa nota de corte. Tem gente que perde o sono quando escuta essa expressão, e provavelmente isso não é por acaso.

Vale a pena a gente explicar o conceito e como ele funciona, para que você já esteja ciente quando for se inscrever, certo? Bem, é isso que faremos agora mesmo!

A nota de corte SISU é o valor mínimo que um candidato tem que ter alcançado na sua média no ENEM para poder se candidatar a determinada vaga. É importante entender que essa nota varia diariamente no período de inscrição!

A ideia é que a nota de corte não apavore ninguém, mas sirva sim como referência para que o candidato saiba se tem mais ou menos chances de permanecer classificado no sistema depois da seleção acabar!

Read More